Seja bem-vindo a Aracaju!

Monumento em frente ao Iate Clube
Olá, caro leitor! Ficamos felizes em recebe-lo em nossa linda cidade. Aracaju é palavra tupi que significa “cajueiro das araras”, daí porque esses são os nossos símbolos mais famosos: araras e cajus. Rodando com um pouco de atenção é possível ainda se ver pés de caju em alguns parques e bairros da cidade. É a capital do menor estado do país, Sergipe, e conta atualmente com mais de 640 mil habitantes. Está banhada pelas águas dos rios Poxim e Sergipe, e é uma cidade considerada como de excelente qualidade de vida.

A cidade de Aracaju foi fundada em 17 de março de 1855, após a transferência da capital da cidade de São Cristóvão. É a segunda capital planejada do Brasil, sendo projetada pelo engenheiro Sebastião José Basílio Pirro em formato que lembra um tabuleiro de xadrez, cujas ruas desembocam nas margens do rio Sergipe.

Temos um clima quente e acolhedor a maior parte do ano, ideal para curtir nossas praias de mar de água morna e um carnaval considerado dos mais tranquilos, perfeito para quem quer fugir do agito mas garantir a alegria momesca. O período chuvoso aqui é de março a agosto, o que torna nosso São João um dos mais gostosos do estado.

Calçadão da Praia Formosa
O nosso principal cartão postal é a Orla da Atalaia, eleita como a mais bela do país pela revista Veja. Além desta, temos a Orlinha do Bairro Industrial, onde é possível admirar de muito perto a ponte Construtor João Alves, mais conhecida como Aracaju-Barra, por fazer a interligação com o município vizinho da Barra dos Coqueiros. Não podemos esquecer da mais nova orla da Praia Formosa, no bairro 13 de Julho, ideal para praticar exercícios ou apenas fazer aquela caminhada básica.

Mas não vivemos só de praia. Há diversos museus concentrados na região central da cidade. O Museu da Gente Sergipana é o mais moderno e tem um caráter mais interativo com suas cabines de cordel e repente, e o barquinho que simula um passeio pelos manguezais que circundam a cidade. O Museu Palácio Olímpio Campos fica bem no coração da cidade e já foi a sede do governo estadual. Ainda temos o Espaço Zé Peixe, onde funcionava o antigo hidroviário, o Centro Cultural de Aracaju, no antigo prédio da Alfândega e a Rua do Turista, onde é possível adquirir produtos artesanais e ir ao Cine Vitória assistir a filmes fora do circuito comercial.

Com um pouco de tempo é possível se encantar com todas as belezas que Aracaju tem a oferecer e tornar seu passeio marcante, seja você morador da cidade ou turista que está nos visitando. É um lugar para onde vale a pena voltar os olhos e perceber a poesia incrustrada em seus rincões.




Texto originalmente publicado na Revista dos Bairros
uma publicação do Instituto Vegas de Opinião Pública.

Comentários